Facebook
(11) 97588-4001
(11) 3302-3999
Fale Conosco
Enviar
 

5 curiosidades sobre a baunilha que você precisa conhecer




O extrato de baunilha e a baunilha em fava são alguns dos produtos preferidos de nossos clientes. Além de trazer sabor e aroma inconfundíveis às receitas, a baunilha é bastante versátil e já era usada há bastante tempo, desde que foi descoberta pelos astecas. Que tal então conhecer algumas curiosidades sobre ela?

 

1. Como a baunilha foi descoberta?

Você sabia que quando os espanhóis chegaram ao México os astecas já aromatizavam seu “xoco-late” (chocolate quente) com baunilha? Foram os astecas que desenvolveram a técnica de curar as favas, fazendo-as fermentar e secar repetidas vezes para obter a vanilina branca cristalizada, sem a qual as favas não têm sabor.

 

2. Qual a origem do nome?

A baunilha é a vagem de uma orquídea trepadeira que pode atingir até 30 metros de comprimento. Nos lugares onde cresce, o ar fica ricamente perfumado. Seu nome vem do espanhol vainilla, que significa “pequena vagem”.

 

3. Extrato de baunilha e essência de baunilha não são a mesma coisa

Como já comentamos aqui neste post, a forma de utilização é a mesma, mas a essência de baunilha é feita em laboratório e leva ingredientes como aromatizantes e corantes. Já o extrato é a opção natural, feito com a fava, proporcionando muito mais sabor. Ele é obtido através da infusão da fava da baunilha em álcool e outros ingredientes. Já experimentou o Extrato de Baunilha da Bombay? Clique aqui para ver no site.

 

4. Escolha as melhores favas

As melhores favas são flexíveis, mas resistentes, de cor castanho-escura e cobertas por uma camada de cristais aromáticos. Na Bombay você encontra favas de baunilha escolhidas com critério buscando sempre a máxima qualidade. Clique aqui para ver no site.

 

5. Receitas salgadas também ficam deliciosas com baunilha

Além das aplicações em confeitaria, a baunilha também fica deliciosa em pratos de carnes, aves, peixes, frutos do mar, legumes e cereais, que ganham riqueza aromática com seu delicioso perfume adocicado. Misture as sementes com manteiga para servir com grelhados ou para dar um toque especial em um ravioli de abóbora. Aromatize azeites, vinagres, farinha de trigo e até mesmo arroz! Quer conhecer os diferentes usos da baunilha no mundo? Leia este nosso post!

 

Dicas rápidas:

. Coloque uma fava no açucareiro para aromatizar o açúcar.

. Por ser muito volátil, mantenha as favas em vasilhas bem tampadas.