Facebook
(11) 97588-4001
(11) 3302-3999
Fale Conosco
Enviar
 

Sabores do Mundo – Culinária Árabe




Depois de já termos falado sobre a culinária francesa, a marroquina, a italiana, a indiana entre outras, hoje é dia de explorar as delícias da culinária árabe! São diversos pratos e receitas, tanto doces quanto salgados, que encantam pessoas de todo o mundo. Os temperos e as especiarias são fundamentais para que o prato tenha sabor legítimo, por isso vamos dar dicas de itens imprescindíveis para você preparar deliciosos pratos da culinária árabe!

Quando falamos em culinária árabe, reunimos as características mais marcantes das diversas culinárias regionais existentes por todo o mundo árabe, do Iraque ao Marrocos, passando pelo Egito. O resultado é uma mistura muito rica em sabores e aromas. Na cultura árabe, a comida representa uma importante base para a comunicação e as refeições são o centro dos encontros familiares e círculos sociais.

Quibe cru, assado ou frito, esfihas, falafel, charuto, tabule, babaganuche, homus... Só de imaginar já dá água na boca!

Percorrendo a história, vemos que a carne é a base da alimentação da culinária árabe, enquanto que os outros alimentos, como frutas e hortaliças, são consumidos em menor proporção. Nos países islâmicos, por princípio religioso, o consumo de carne suína é proibido. Os doces, super elaborados, são geralmente feitos de nozes, amêndoas, frutas secas e mel e aromatizados com deliciosas essências como a de rosas ou a de flor de laranja. Uma iguaria muito conhecida é a Baklava, torta de massa folhada de origem turca.

 

Temperos e ingredientes típicos da culinária árabe

A introdução das especiarias na cozinha árabe é resultado direto do comércio que eles faziam no Mediterrâneo e lembram a intensa atividade comercial daquela época. Ervas frescas como salsa, hortelã, coentro, alecrim e condimentos como açafrão, noz moscada, canela e harissa são muito utilizados em receitas árabes.

Assim, para preparar qualquer uma das receitas típicas desta culinária, é essencial ter em mãos os ingredientes certos. Muitos deles você encontra na Bombay, por isso fizemos a lista abaixo e convidamos você a conhecer mais e experimentar!

 

Zathar

A mistura traz sal, sumagre, tomilho e gergelim branco torrado. É muito usado para temperar purê de batata, carnes brancas antes de grelhar, almôndegas e azeite. Também traz sabor especial em torradas com azeite ou manteiga. Clique aqui para ver o produto em nossa loja.

 

Cominho

O grão tem aparência similar à da erva doce, porém sabor e aroma muito diferentes. Na forma de pó, é muito usado na preparação de pratos salgados, como o quibe. Combina também em massa de pão, ovos, sopas, assados, batatas, lentilhas, repolho, feijão seco e ainda picles, alguns queijos e salsicha. Clique aqui para visualizar o Cominho em Pó e aqui para ver mais sobre o Cominho em Grãos.

 

Canela

Na culinária árabe, a canela é usada indistintamente em pratos doces e salgados. Deve ser usada com moderação para que seu aroma não se sobreponha ao dos outros ingredientes. Na Bombay você encontra tanto a canela em rama quanto a canela em pó!

 

Cardamomo

O cardamomo é uma semente ainda pouco conhecida no Brasil, mas importantíssima na cozinha oriental, devido ao seu delicado aroma. Entre os países árabes, o maior consumidor é a Arábia Saudita, onde é usada no tempero de diversos pratos salgados. No Líbano, é famoso o café árabe aromatizado com cardamomo. Você pode optar pelo Cardamomo em Baga ou o Cardamomo em Pó.

 

Sumagre

As bagas vermelhas e moídas desse tempero tem sabor adstringente e ligeiramente ácido. Podem ser misturadas a iogurte e ervas para fazer um molho leve e refrescante ou então podem ser acrescentadas em carnes, peixes, saladas, arroz e frango. Pode ainda ser misturada ao azeite, para ser servido com pão para aperitivo. Clique aqui para ver o produto na loja da Bombay!

 

Noz Moscada

Tem sabor doce, quente e levemente picante. Pratos doces e salgados combinam com a noz moscada, para que os sabores sejam realçados. A Noz Moscada pode ser salpicada em bebidas com leite, em frutas, pudins ou sopas. Bolos, tortas, biscoitos, molho branco, carnes e legumes ficam ainda mais saborosos! Você pode comprá-la já moída ou então ralar na hora.

 

Pimenta Síria

Também conhecida como Ba-har, trata-se de uma mistura de especiarias que leva Pimenta da Jamaica, Pimenta do reino Preta, Canela, Cravo e Noz Moscada. Tem sabor picante e é muito usada em pratos da culinária árabe, em quibes e esfihas. Clique aqui para ver o produto em nossa loja virtual.

 

Harissa

Pimenta calabresa, krummel, coentro, menta, alho, páprica doce, cominho e sal em uma mistura deliciosa! Oriunda da Tunísia, costuma acompanhar as refeições em praticamente todos os países da África do Norte e mais especificamente o cuscuz marroquino. Além da Harissa em Pó, a Bombay traz também a Harissa em Pasta, que também pode ser utilizada no cuscuz, em massas, sanduíches, sopas, carnes, ovos mexidos ou como patê para consumir com torradas.

 

Gostou das dicas? Então clique aqui para conferir os outros textos da Seção Sabores do Mundo!