Facebook
(11) 97588-4001
(11) 3302-3999
Fale Conosco
Enviar
 

Besan Ladoo (doce indiano)




A receita de hoje te convida a um doce passeio até a Índia! De preparo semelhante ao de um beijinho, o Besan Ladoo faz sucesso em festivais e eventos familiares neste país. Acredita-se que seja um dos pratos preferidos de Krishna e faz parte da simbologia do deus Ganesh, comumente retratado com um pratinho cheio desses docinhos. Nos rituais indianos, quando são preparados para uma festa ou consumo caseiro, a guloseima é servida primeiramente ao deus e, depois, para os mortais.

ganesh

No casamento, simboliza sorte e traz prosperidade aos noivos. O docinho também é encontrado especialmente em um dos festivais mais importantes do hinduísmo, o Diwali, conhecido como Festival das Luzes.

É composto basicamente de farinha de grão-de-bico (besan), açúcar, especiarias aromáticas como o cardamomo e ghee (tipo de manteiga clarificada muito utilizada na cuilária indiana). Você pode também acrescentar algumas castanhas, nozes, amêndoas e pistache moídas. Traga essa delícia da Índia direto para a sua casa agora mesmo! Anote:

 

Ingredientes:

. 4 xícaras de farinha de grão-de-bico Bombay

. 2 xícaras de ghee

. 2 xícaras de açúcar

. 1 colher de chá de Cardamomo em pó Bombay

 

Modo de Preparo:

Numa frigideira grossa, coloque o ghee usando fogo médio e adicione a farinha de grão-de-bico. Vá cozinhando até que atinja uma cor marrom e solte aroma de cozida. Adicione o cardamomo e misture bem. Apague o fogo. Coloque, por fim, o açúcar.

Novamente misture bem e deixe esfriar. Quando estiver frio, faça bolinhos firmes do tamanho de um ovo. Arrume sobre um prato pincelado de ghee. Obs: pode ser guardado num recipiente bem fechado.

Depois que colocar em prática, envie fotos pra gente! Pode enviar por mensagem no Facebook ou publicar no Instagram usando a hashtag #EuusoBombay ;)

 

Nesta receita, usamos...