Facebook
(11) 97588-4001
(11) 3302-3999
Fale Conosco
Enviar
 

Sopa Ribollita




A receita que compartilhamos hoje, de Sopa Ribollita, é típica da região italiana da Toscana. Trata-se de uma deliciosa sopa rústica que leva legumes, feijão branco e pão. Foi criada por camponeses e era degustada nos dias de abstinência de carne determinados pela Igreja Católica. O nome deriva da palavra ribollite (refervida), sugerindo que fica ainda mais saborosa quando consumida no dia seguinte, já que os sabores ficam mais intensos. Selecione os ingredientes e experimente fazer hoje mesmo!

 

Ingredientes

. 1 maço de couve

. ½ maço de repolho verde

. 1 beterrada

. 1 alho-poró

. 1 cebola

. 2 batatas

. 2 cenouras

. 2 abobrinhas

. 2 ramos de aipo

. 300g de feijão branco

. 2 tomates

. 4 folhas de Manjericão Liofilizado Bombay

. 6 folhas de Sálvia Liofilizada Bombay

. Azeite extra virgem

. 250g de pão amanhecido

. Pimenta do reino em grãos Bombay

. Sal

 

Modo de Preparo

Para preparar a Sopa Ribollita, primeiro você deve deixar o feijão de molho em água durante 12 horas. Depois, cozinhe o feijão em 2 litros de água em baixa ebulição durante uma hora, escorra-o e guarde a água de cozimento.

Em seguida, lave e corte todos os legumes em cubinhos. Aqueça 4 colheres de azeite em caldeirão, adicione a cebola cortada em fatias finas, acrescente os legumes e cozinhe-os durante 10 minutos mexendo sempre. Adicione a água do cozimento do feijão e também metade dos grãos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo brando até que os legumes estejam macios. Passe o restante do feijão na peneira e incorpore-o à sopa com o pão cortado em fatias. Coloque o manjericão e a sálvia.

Apague o fogo e deixe descansar por alguns minutos. Para finalizar, regue com azeite. Conforme explicamos no início da receita, a Sopa Ribollita fica ainda mais saborosa quando consumida no sai posterior!

 

Nesta receita usamos...